quinta-feira, 22 de novembro de 2012

¿Atores de novela mexicana?

Uma das coisas mais incríveis do Viral é como a produção foi tão independente. Não bastava apenas termos acadêmicos nas áreas da produção técnica. Nos contentamos apenas, quando acadêmicos estavam em todas as áreas, inclusive na atuação. Mesmo com pouca ou sem experiência alguma, eles entenderam o recado, deram vida aos personagens e ganharam as câmeras com brilhantismo.

Como assim? Diante do potencial do roteiro ter virado para o lado gamer dos primeiros jogos de Resident Evil (o diretor explicou aqui), e os poucos recursos de tempo e dinheiro para preparar os atores, a equipe do Viral fez várias opções com o decorrer dos ensaios. Não é demagogia dizer que a intenção foi deixar a web série com cara de um jogo de PS One. A personagem Sara, por exemplo, era muito mais emotiva e explícitamente horrorizada no roteiro. No entanto, percebemos uma tendência na atriz Gabriela e procedemos com o jogo dela.

Diretor Julherme cercado pelo elenco principal.

Ficamos muito felizes com o resultado, sendo que não há quase nada em termos de atuação cimematográfica, ou até mesmo para a televisão, na região de produção do Viral, o Oeste de Santa Catarina. Fugimos de duas coisas. A primeira delas, foi uma atuação exagerada, digamos, teatral, que por ordem de sua natureza é mais exaltada e expressiva. E também das novelas mexicanas. Grandes diálogos épicos com reviravoltas e surpresas na voz e no rosto.

A ideia é pôr alguns conceitos de minimalismo na atuação. Isso chama-se trabalhar dentro das possibilidades. Trata-se de uma proposta, que agrada a uns e irrita a outros. Dizer que não teria como melhorar também é maldade. Se tivéssemos o tempo necessário, como as produções com grana têm, teríamos um produto em mãos com uma qualidade infinitamente superior. Porém, produzimos o Viral no calor de nossa agenda, repleta de aulas, trabalhos e emprego.

Toda a equipe de produção tem a noção de onde queremos chegar. Já estamos alcançando muita visualização e, com certeza, esta atenção toda irá servir para fomentar a produção audiovisual na nossa região. Um sonho tão distante, que precisava de um primeiro impulso. Está dado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário