sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Referências do planeta webseriano

Lado Nix

A primeira vez que li o termo "web série" foi na aclamada 3%. Três capítulos que chamam atenção pela qualidade da produção, me indicada por alguém. Depois dela, notei os vídeos relacionados no Youtube e imergi em diversas outras histórias contadas em curtos episódios, feitos especialmente para a internet. Vi de grandes produções, como Lado Nix, até as mais autorais (digamos assim) como A Masmorra do Zumbi Intergalático.

Aliás, foi essa última que me chamou mais atenção. Percebi que para fazer uma boa produção não é preciso câmeras de 5k ou estúdios gigantescos, mas sim vontade e uma boa equipe. Há produções com um grande orçamento, caso de 2012 Onda Zero (R$90 mil cada episódio), em que nem há conclusão. Se fossemos produzir o Viral por conta, ou seja, sem o apoio da universidade e voluntários, o orçamento poderia ser até superior. Graças aos esforços dedicados ao projeto, ficou bem abaixo disso.

Não há muitas produções pela dificuldade de se realizar um projeto como esse, pelo baixo retorno que as produtoras têm, mas acredito na vanguarda delas. Assim como o cinema um dia foi questionado, as web séries são. Porém, creio terem futuro promissor, tanto pela logística da web estar cada vez melhor, o número de pessoas que acessam está maior todos os dias e pelo abandono da tv pelos mais jovens.

Referências
Quando começamos a produzir o roteiro do Viral, já havíamos visto quase todas as web séries possíveis, de zumbis e até de comédia. Entraram para o hall de referências as obras: Lado Nix, 3%, 2012 Onda Zero, Bite Me, The Walking Dead Webisodes e The Guild. Todo dia vertem web séries no Youtube e as referências foram crescendo.

Há que se dedicar um parágrafo a web série mais cult da internet que tem apenas um episódio no ar. A Masmorra do Zumbi Intergalático é aquele vídeo que você se diverte e se identifica com os personagens. Veja!


Nenhum comentário:

Postar um comentário