quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"A Conquista" cruza passado e presente de Chapecó

O coletivo Experiência Audiovisual Universitária tem o orgulho de apresentar, em co-produção com Caju Líquida, o documentário "A Conquista". Obra do Projeto Experimental* dos estudantes de jornalismo da Unochapecó, Camila Arruda e Julherme J. Pires, o filme traça um paralelo entre passado e presente do município de Chapecó. Durante os 90 minutos, fatos como o processo de colonização da região, a queima da igreja e o consequente linchamento dos quatro presos são cruzados com a cidade do progresso e do desenvolvimento, sustentada ideologicamente na atualidade.

A violência é um dos temas observados durante todo o filme, desde a expulsão de índios e caboclos de suas terras, no início do século XX, até o silenciamento de lideranças políticas e sociais, como foi o caso do vereador Marcelino Chiarello, em 2011. Neste traçado também estão presentes retratos culturais, pontos de vista de um município consagrado pela sua diversidade e por uma elite conservadora.

Ficha técnica
"A Conquista"
Caju Líquida / Experiência Audiovisual Universitária
Direção de Camila Arruda e Julherme J. Pires
90 minutos
2014

*Projeto Experimental é um produto desenvolvido para a disciplina de Projeto Experimental II baseado em uma pesquisa que acontece durante todo o ano. O produto deve ser calcado em teoria acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário